Fonte serifada: o guia definitivo de como, quando e onde usar.

Categorias: Gráfica Rápida

Por Laís Elena em 11 de Fevereiro de 2020

A tipografia é um dos itens de mais importância nos projetos de marketing de uma empresa. Ela é um dos principais elementos que dão a “cara” para o material e, por isso, deve ser muito bem elaborada.

Para os profissionais que trabalham com isso, um grande dilema é escolher entre fontes com serifa ou sem serifa.

Contudo, essa opção não deveria ser baseada apenas em gosto pessoal. É que, além da questão estética, a presença ou não da serifa influencia (e muito) na legibilidade e na atratividade de seu texto.

Isso quer dizer que existem algumas questões mais técnicas que fazem as fontes serifadas serem indicadas em alguns casos. Neste artigo, iremos explicar melhor esse assunto.

Fique com a gente!

Afinal, o que é a fonte com serifa?

Serifas são pequenos traços e prolongamentos nas extremidades das letras, números e símbolos de algumas fontes, como a Times New Roman, por exemplo. Olha só:

O termo vem do holandês schreef, que significa “linha pequena”. A serifa surgiu na antiga Itália, quando artesãos dedicavam-se ao trabalho de talhar as letras em pedra.

A prática permaneceu ao longo do tempo — essa pequena linha acompanhou a evolução do desenho das letras, assumiu diferentes formas e acabou virando tradição. A serifa também virou símbolo da caligrafia da imprensa iniciada por Gutenberg.

Por que usar uma fonte com serifa?

As serifas são bem mais do que apenas design. Elas funcionam para conduzir o texto, guiando os olhos do leitor em um fluxo horizontal. Durante a leitura, nosso cérebro não decifra letra por letra e sim palavras ou conjuntos delas.

Dessa forma, a serifa facilita a leitura porque agrupa os caracteres e torna o texto contínuo, formando “blocos óticos”. Além disso, ela aumenta a identificação das letras, utilizando do contraste e do espaçamento entre elas. Por esse motivo, ela é indicada para publicações mais longas e densas, como livros, jornais e revistas.

Outro ponto a favor da serifa é a tradição. Como ela é usada há bastante tempo, está na memória da maioria das pessoas — afinal, todo mundo já leu um livro ou qualquer material impresso com fonte serifada, não é?

Um fato curioso é que o nosso cérebro adora ver coisas repetidas: se ele identifica um padrão conhecido em experiências passadas, de cara já atribui uma sensação positiva à nova leitura. Interessante, né?

A serifa também confere um visual mais sério e sofisticado ao texto, por ser tradicional. Entretanto, perde no quesito leveza e modernidade, itens muito valorizados quando o assunto é conteúdo para a internet.

Onde usar a fonte com serifa?

A fonte com serifa é mais legível em trabalhos impressos. Ela torna as letras individuais mais distintas e mais fáceis de serem reconhecidas de forma rápida pelo nosso cérebro. Sem a serifa, o cérebro demora mais para identificar as letras pois o formato é menos distinto.

Veja alguns exemplos de onde usar a fonte com serifa:

  • Revistas
  • Jornais impressos
  • Livros diversos
  • Panfletos e cartazes

Como usar a fonte com serifa?

Conforme já foi dito, a fonte serifada é mais tradicional e utilizada para uma melhor leitura de materiais impressos. Portanto, na hora de elaborar os materiais para uma empresa, para trabalhos acadêmicos ou para outros fins, certifique-se de que a fonte serifada irá ajudar o leitor – se coloque no lugar dele, ao ler.

As fontes serifadas podem ser usadas no início de um parágrafo, dando ênfase na primeira letra da frase, como no exemplo abaixo:

Podem ser usadas em títulos, para dar mais ênfase ao assunto. Ou até mesmo, em textos curtos mas que precisam de uma certa atenção do leitor.

Quando usar a serifa?

Para responder esta pergunta, primeiro, você precisa entender o seu negócio, identificar que tipo de conteúdo quer produzir, para quem ele se destina e que tipo de mensagem você quer passar. Mas de maneira geral, a serifa é indicada para:

produções de marketing impresso, como catálogo de produtos, catálogos técnicos, revistas, livros etc;

texto de corpo de artigos;

identidade visual de negócios em áreas mais “sérias” e “tradicionais”, como direito, imobiliárias e consultoria, pois transmite confiança.

Porém, antes de pensar na tipografia, pense no seu negócio como um todo e entenda a necessidade da serifa na fonte dos seus materiais. Como falamos acima, a serifa é muito mais do que design, ela tem funcionalidade para facilitar a leitura do público.

 

E então, gostou do que leu? Compartilhe com os seus amigos ou no seu ambiente de trabalho e ajude quem precisa entender mais sobre fontes serifadas. Siga as nossas redes sociais: Facebook e Instagram para continuar acompanhando o nosso trabalho.

Tags: Escrita; fonte serifada; impressão; lettering.

Serviços

CONFIRA TUDO O QUE FAZEMOS

Temos serviços diversos voltados para comunicação visual, gráfica rápida, personalização de brindes, bordados de camisas, uniformes e bonés, cortes em MDF e muito mais. Na Gráfica Xpress, a imaginação é toda sua e a qualidade é com a gente.

Serviço completo de comunicação visual, com investimento em equipamentos de alta tecnologia para oferecer qualidade em impressões nos mais diversos formatos de mídia. 

Para garantir qualidade e satisfação completa, trabalhamos com o serviço de malharia, no qual você pode garantir camisas, abadás e uniformes do jeito que você quiser. Fazemos impressão em sublimação e muitos mais!

Serviços de gráfica rápida para proporcionar comodidade e facilidade na hora que você precisar de materiais impressos. Seja para trabalhos acadêmicos, para fins pessoais ou profissionais, a Gráfica Xpress entrega com rapidez e qualidade.

Na hora de presentear alguém especial, brindes personalizados são sempre uma boa opção. Aqui, você encontra os mais diversos itens para personalizar do jeitinho que você quiser.

Para deixar qualquer evento mais completo, a decoração é o principal foco. Na Gráfica Xpress, você encontra itens para decoração de eventos dos mais diversos modelos, além de contar com o serviço de personalização também. Dessa forma, seu evento vai sair do jeito que você deseja.

NOSSO CONTATO

(92) 3877-8450 | (92) 99388-6602

Av. Duque de Caxias, 783 – Centro