Psicologia das Cores? Entenda o seu significado e como usá-la no seu negócio

Categorias: Gráfica Rápida

Por Laís Elena em 19 de Fevereiro de 2020

Todos nós somos influenciados pelo poder das cores.


Bom, fique calmo! Apesar de ser uma afirmação forte, ela é mais verídica do que você pensa.

A psicologia das cores estuda como a cor é percebida pelo ser humano. Ela analisa como o cérebro processa as informações que os olhos captam. Sendo assim, cada cor gera uma sensação diferente nas pessoas, por isso, é fundamental saber como usá-las.

Como funciona a psicologia das cores?

As cores podem nos causar diferentes sensações. Sabe por quê? Elas ativam várias partes de nosso cérebro, que é o responsável por tudo aquilo que sentimos. Com isso, é certo dizer que a psicologia das cores analisa nossas possíveis reações de acordo com cada cor que enxergamos.

Podemos pegar como exemplo os fast-foods. Pense na marca do McDonald’s. Agora pense na marca da Bob’s. Agora mentalize a marca do Habib’s. O que achou em comum? Supomos que a cor vermelha, certo?! Bom, isso não é coincidência: cores como o vermelho e o amarelo nos deixam mais agitados e mexem com nossa fome, o que torna mais provável que você fique com vontade de comer algo lá.

Esse é apenas um de muitos exemplos de como o uso da psicologia das cores tem tudo a ver com o volume de vendas de uma empresa e também com a concretização e reconhecimento da marca no mercado, o que chamamos de branding.

Como aplicar a psicologia das cores em uma empresa?

Há várias formas de aplicar a psicologia das cores na sua empresa ou na empresa do seu cliente. Isso pode ser feito sem muito gasto, pois existem técnicas mais simples para utilizar esse método. Vamos entender melhor como isso pode ser feito.

Invista na marca da empresa

Como vimos acima, investir o método da psicologia das cores na marca da sua empresa é essencial, isso porque o logo da sua empresa é o seu cartão de visita. Ele deve resumir os conceitos e ideias que estão por trás de sua marca e ser bastante atrativo para o seu público. Por isso, as cores certas são essenciais para que a sua marca seja um sucesso — assim como a sua ideia.

Ter uma boa noção do que representa o seu negócio é essencial na hora de construir o logo da empresa. Como citamos, cores podem despertar sentimentos e também representar ideias. Portanto, escolha cores que se ligam ao seu ramo e sejam atrativas para os possíveis clientes.

Para saber qual cor aplicar ao seu negócio, é necessário que você saiba o que ela significa ou como o seu cliente pode se sentir ao vê-la.

Para facilitar a vida dos profissionais que trabalham com isso, alguns especialistas do No Film School fizeram um compilado de significados e significantes comumente ligados a determinadas cores. Olha só:

  • Vermelho: raiva, paixão, fúria, ira, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra, violência
  • Rosa: amor, inocência, saúde, felicidade, satisfação, romantismo, charme, brincadeira, leveza, delicadeza, feminilidade
  • Amarelo: sabedoria, conhecimento, relaxamento, alegria, felicidade, otimismo, idealismo, imaginação, esperança, claridade, radiosidade, verão, desonestidade, covardia, traição, inveja, cobiça, engano, doença, perigo
  • Laranja: humor, energia, equilíbrio, calor, entusiasmo, vibração, expansão, extravagância, excessivo, flamejante
  • Verde: cura, calma, perseverança, tenacidade, autoconsciência, orgulho, imutabilidade natureza, meio ambiente, saudável, boa sorte, renovação, juventude, vigor, Primavera, generosidade, fertilidade, ciúme, inexperiência, inveja, imaturidade, destruição
  • Azul: fé, espiritualidade, contentamento, lealdade, paz, tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, verdade, confiança, conservadorismo, segurança, limpeza, ordem, céu, água, frio, tecnologia, depressão
  • Roxo/Violeta: erotismo, realeza, nobreza, espiritualidade, cerimônia, misterioso, transformação, sabedoria, conhecimento, iluminação, crueldade, arrogância, luto, poder, sensibilidade, intimidade
  • Marrom: materialismo, excitação, terra, casa, ar livre, confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade, simplicidade
  • Preto: não, poder, sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério, medo, anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, mal, tristeza, remorso, raiva
  • Branco: sim, proteção, amor, respeito, mesura, pureza, simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, bom, esterilidade, casamento (culturas ocidentais), morte (culturas orientais), frio, clínico, estéril
  • Prata: riqueza, glamour, fascínio, diferença, natural, liso, suave, macio, elegante, tecnológico
  • Ouro: preciosidade, riqueza, extravagância, calor, riqueza, opulência, prosperidade, grandeza

 

Tendo isso anotado ou em mente, fica mais fácil realizar algum projeto de criação de logo com a psicologia das cores.

As cores também convertem

O bom uso das cores pode mudar totalmente sua taxa de conversão. Um botão, por exemplo… se você der o devido destaque a ele com a cor adequada, o seu consumidor ou potencial cliente terá conhecimento de que ele está lá para ser utilizado.

Você não precisa escolher uma cor especial, mas sim analisar qual a cor que se destaca diante das outras que você já está utilizando no seu material. Se tudo é verde e bem claro, por exemplo, não é interessante colocar um botão cinza (ou outro de cor clara). Procure pensar em uma cor que componha uma paleta harmônica com as outras, mas que mesmo assim, tenha seu devido destaque, como o laranja ou vermelho.

Utilizando a psicologia das cores de forma certa, você terá resultados impressionantes nas conversões. Isso porque ninguém imagina o poder que as cores têm sobre as pessoas, de fato. Portanto, pense sempre em como chamar a atenção do seu público da forma correta.

Dê mais cor ao seu material impresso

Existem diversas formas de conversar com o seu público e uma delas é através de anúncios impressos, como outdoor, jornais, revistas, cartazes, panfletos, entre outros. A ideia é a mesma da que demos no tópico acima: observar como é possível destacar o seu anúncio impresso através das cores, em meio aos outros que estão pelas ruas, sendo de concorrentes ou não. Procure utilizar paletas chamativas, mas que não sejam muito exageradas — é por isso que o laranja tem muito a ver com questões promocionais. Tente investir nessa ideia.

Dar mais cor ao seu anúncio fará com que ele não passe despercebido pelas ruas. Dependendo do tema da sua campanha, você saberá qual cor utilizar nas peças. É importante ter esse embasamento para uma possível defesa caso ocorra a famosa frase do cliente “não gostei dessa cor”.

Reconheça seu público

Dependendo das cores que estiver usando em seus anúncios, você terá uma noção maior dos clientes que possui. Por exemplo: eles podem ser mais racionais ou mais impulsivos.

Os impulsivos são mais atraídos pelas cores fortes e chamativas, como o vermelho e o amarelo. Já os racionais se aproximam mais dos tons como azul. Esses testes de cores podem dizer muito sobre seu negócio, mas também sobre os seus clientes.

Portanto, vale a pena fazer esse tipo de pesquisa e ter a certeza do público que você está lidando. Dessa forma, você garante um trabalho mais objetivo e com grandes chances de obter um resultado melhor.

 

E então, gostou de conhecer um pouco mais sobre a psicologia das cores? Já tem ideia de como vai usá-la na sua empresa? Esperamos que sim!

Anote essas dicas básicas e veja como isso pode ajudar você a converter mais e alavancar vendas. Além, é claro, de dar mais auxílio nos seus trabalhos.

Compartilhe com seus amigos e nas redes sociais Facebook e Instagram para que eles vejam como as cores podem impactar no dia a dia.

Tags: Psicologia das cores; cores; negócios; paleta de cores.

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